segunda-feira, 30 de novembro de 2009

50 Anos Do Meu Pai.





Pois é galera, nesse sábado 28/11/2009 rolou a festa de 50 anos do meu Pai, foi uma data muito importante tanto para ele como para todos os familiares que compareceram em peso. O festerê começou ás 21h e só teve fim mesmo as 6:45h de Domingo. Quero em nome do meu pai, agradecer a todos que foram prestigiar essa data que com certeza vai ficar na história.

Pai Te Amo!

A Imperadores é de Todas As Tribos, Mano! Rumo a 2010


Direitos e deveres, todos temos, garantidos pela Constituição, não importando cor, sexo, credo.

Será assim mesmo ?

Inclusão de poucos... exclusão de muitos, assim que é .

A partir de desigualdades sociais ¨poucos muito tem ¨para ¨muitos pouco tem ¨, o povo da periferia se manifesta cantando, se manifesta dançando, na realidade se manifesta se manifestando, com suas gírias e seu modo próprio de ver a vida mas respeitemos outras tantas tribos de mais recursos , que pedalam, rodam, surfam ou colorem as ruas com as cores do arco-íris mostrando que um novo mundo é possível.

Povo. Periferia. Tribos. Tribeiros. Tribalistas .

Movimentos que já fizeram história construindo cidadania, derrubando barreiras, ampliando seu grito de inconformidade .

São ritmos, sons, jeitos e efeitos, linguagem própria, rapaziada de diferentes grupos ¨as tribos ¨com características musicais e filosóficas.

O meu ermão aqui na periferia todos nós temos nosso ¨trampo ¨, ninguém é ¨vagal¨. Para se entender um pouco mais ¨vamo nessa brodi ¨, a história ta ¨a pampa ¨, os ¨cara são fera ¨ são sangue bom ¨, a galera ta na maior ¨muvuca ¨, aqui não tem lugar pra ¨mané ¨. ¨Vamo nessa meu ¨ermão ¨, os cara, as mina , são tudo ¨casca grossa ¨, é tudo ¨profissional ¨

Radical parceiro esta nossa história .

E se alguém não entender que gíria é um canal popular de aproximação das pessoas rompendo os valores tradicionais, não entenderá jamais do povo da periferia.

ENREDO

A ¨ dança de rua ¨surge a partir da grave crise econômica americana de 1929, onde músicos e dançarinos ao perderem seus empregos, foram trabalhar nas ruas como sapateadores, estes os precursores do movimento.

Ao ritmo de músicos e sons negros nos guetos marginalizados americanos, a dança é incorporada, surgindo o funk music com James Brown , nos anos 60.

Mistura de mímica, artes marciais, ginástica olímpica, dança russa, indiana, capoeira, jazz, afro, o resultado final = street dance, dança de rua .
Em Nova York surgiria o break, um derivado desta mistura, que levaria ao surgimento de uma nova e marcante cultura, o hip-hop ( hop=saltar, hip= movimentando os quadris ) tendo como característica os três elementos : grafite ( artes plásticas ), a música ( rap = ritmo e poesia ) com DJ e MC e a dança ( lockin, poppin e b.boyin ).

Marginalizados da sociedade americana, os negros foram influenciados por líderes como Martin Luther King e Malcon X com suas propostas pelos direitos humanos, proliferando estes grupos.

Atravessaram a América, ocuparam vários países e com suas mensagens alternativas de vida centralizaram sua energia positiva em criações com letras marcantes e de teor social, chegando ao Brasil na década de 80, através das equipes de baile, das revistas e dos discos, sendo pioneiros Thaíde, DJ Hum, MC/DJ Jack, Racionais MC , Bill ,Gabriel, o Pensador ...
Perseguidos por toda ordem acabaram vencendo barreiras, organizando movimentos e suas funções, fazendo surgir oficinas culturais, profissionalizando novos integrantes , ocupando espaços na mídia .

O grito da periferia ecoa nas áreas carentes com mensagens positivas afastando jovens de descaminhos .

* E assim sempre com muito som , chegamos ao reggae oriundo da Jamaica, uma ex-colônia inglesa, que ao importar negros africanos, em suas bagagens trouxe ritmos, canções, danças e ritos, originando cantos religiosos e folclóricos .

Com a chegada do rádio transmissor e a sorte do vento a favor captavam ritmos centro e norte-americanos, curtindo calipso, rumba e cha-cha-cha e as big bands, jazz e rhythm’n blues .

Há o surgimento dos sistemas de som , uma revolução nos hábitos jamaicanos, fazendo a sonzera rolar. O ska, ritmo alucinante com batidas constantes, logo após o rock steady, falando nos guetos, no amor e o culto ao rastafarianismo.

O reggae surgiu desta mistura e quando o baixo passou a marcar o ritmo. O mundo o conheceu por Bob Marley e Jimmy Cliff, tornando-os sucesso e prestígio no planeta .

Aqui em nosso país o Maranhão é o reduto cultural do reggae brasileiro e cultuamos Maskavo,Tribo de Jah, Alma de Jah, Armandinho, Chimarruts, Leões de Israel.

* Estilo controvertido oriundo dos blues e da country music americana , o rock’n roll nasceu nos Estados Unidos gerando polêmica pela atitude transgressiva anti-social e a rebeldia que ocasionava em seus fãs. Roqueiros como Bill Haley e Chuck Berry, tornaram-se sucesso e ao mesmo tempo odiados pelos conservadores .

Numa escalada alucinante transformou-se em rockbilly, punk, hard rock, heavy metal, passando a ser produto de mídia, tornando-se negócio lucrativo.
Rebeldia, atitude, multidões seguidoras dos novos conceitos... Elvis, Rolling Stones, Beatles, Jimmy Hendrix chegando a Woodstock...fãs, fãs, o mundo virou de cabeça para baixo ...

No Brasil com mais de 50 anos de história, Nora Ney gravou o primeiro rock ¨Rock around the clock ¨de Bill Halley, trilha do filme ¨Ao balanço das horas ¨sucesso estrondoso no país e no mundo. Surgem a partir daí cantando rocks Cauby Peixoto, Tony e Celi Campelo, Jovem Guarda com Roberto e Erasmo Carlos, Rita Lee e Os Mutantes e hoje Paralamas, Skank, Nenhum de Nós, Capital Inicial, Comunidade, J.Quest, Titãs, TNT , Alemão Ronaldo ...

Definir por palavras impossível ... o fato mais marcante com certeza o Rock In Rio.

Guitarras, baixos, baterias, Fm’s, efeitos de toda ordem .

Arrastando multidões, ele está e segue muito vivo .

* Surgido na Califórnia nos anos 60, oriundo dos surfistas que ao abandonarem a prática criaram tábuas e colocaram rodinhas ¨os shapes ¨, primitivos skates para surfar em terra firme.
Com os primeiros skatistas a manobra era o free style .

Surge a industrialização, a comercialização e as competições .É o auge, década de 70.
Com a alteração de rumos , entre outros de pistas fechadas, os verdadeiros skatistas criam a modalidade ¨street ¨, rua, onde os obstáculos eram variados .

Ao mesmo tempo com o racionamento de água na Califórnia, as piscinas esvaziadas passaram a ser usadas como pistas, nascendo a modalidade vertical.

Novo auge, inovação no material, pistas em ¨u ¨, os half pipes. O skate retorna com toda a força.

Sua linguagem é universal... manobras, flip’s, rampas, 360º., revistas, filmes, livros, produtos, novos talentos. O circuito passa a ser mundial, mexe com multidões , grandes mercados foram criados .

É amador nas praças , é profissional pelas pistas do mundo.

Os brasileiros arrasam , tornando-se multi-campeões .

* Ainda pela Califórnia surge ao final dos anos 70 por um grupo de jovens ciclistas, o mountain biking primeiro freqüentou montanhas para posteriormente invadir trilhas e estradas de terra, despencando morro abaixo e uma linguagem própria foi adicionada : câmbio, pneus maiores e freios mais eficientes .

Jovens ávidos por novas emoções criaram formas básicas das mountain bikes surgindo a partir de então novas modalidades e os limites sendo batidos a cada momento.

Como esporte cresceu rapidamente pelo fato de aproximar pessoas e natureza gerando prazer, adrenalina e contribuindo no condicionamento físico, ao ponto de ser incluído como esporte olímpico a partir dos jogos de Atlanta em 1996.

Consolidado com forte apoio privado e público espalhou-se pelos parque, pelas avenidas , percorras as noites da cidade e veja os pedaladores noturno em grande grupos .

Já nos velódromos o surgimento de uma gama de super-atletas .

A bike mantém uma fiel galera, uma grande tribo .

* O primeiro triciclo a motor surgiu em 1884 e era inglês e o que primeiro apareceu em público era alemão, mas ambos sem grande repercussão.

As primeiras motocicletas era bicicletas movidas a motor e após correções já com novas características foram amplamente usadas militarmente nas duas guerras mundiais .

Teve seu crescimento pela indústria britânica, sendo que a indústria japonesa tornou-se a maior do mundo com famosas marcas.

Nos anos 60 dois grandes momentos :

* jovens moderninhos foram influenciados pela lambreta, moto que marcou época no Brasil

* o rebelde Peter Fonda imortalizou a Harley Davidson, no filme ¨Sem destino ¨

Com a Honda e a Yamaha lançando motos com diversas cilindradas, a febre se espalhou originando campeonatos mundiais com público fiel. Sem falar em provas regionais e as nossas tribos da periferia ¨os motoboys ¨e seus prestimosos serviços para todo tipo de entrega.

Marcas famosas.Pilotos.Provas.Macacões coloridissimos.

Não importa qual a tribo a da periferia ou dos grandes GPS ...

Cuidados com os equipamentos de segurança, são essenciais .

* Numa relação de amor a liberdade e ao mar, surgem os ¨surfistas ¨ , seu carinho com o equipamento , suas pranchas e o som que sempre rola nas areias coloridas.

Devido a nossa costa atlântica , desenvolvemos uma geração de domingueiros , de finais de semana , que pegam as ondas .

Campeões por onde passamos , também neste esporte lá estamos no pódio da glória , apesar ainda de algumas praias não respeitar as áreas delimitadas para o surfe e para a pesca .

Como manda a geração que surfa todas as ondas.

Parafinando a galera , se instalam e curtem sua tribo .

* Nova tribo , verdadeira de fé , é o basquete de rua , marca americana mas que hoje ocupa grande parte dos países, encontrou aqui no Brasil uma verdadeira legião de jogadores de rua, com suas regras próprias, onde o som rola solto , as exibições nas canchas de rua proliferam e os campeonatos começam a tomar jeito e forma .

A Libra –Liga Internacional de Basquete de Rua tem sua parceria com a Cufa, esta uma entidade que tem nas comunidades sua verdadeira história e aqui no país a Liga Urbana de Basquete , organizando as apresentações, os verdadeiros shows esportivos e de muito som .
* Verdadeira febre nacional e até produto de exportação , tamanho o grupo de ritmistas , a tribo dos pagodeiros, por onde se passa os encontramos , em cada esquina, em cada bairro ...lá estão eles, com cavaco, tantãn, repique de mão e o que for .

Como o samba tem em nosso país a grande explosão , dos blocos aos ranchos e as escolas de samba , surge nestas variações : o partido alto, o samba de morro , o samba de terreiro, samba canção, o choro, o samba de breque , de exaltação, gafieira, samba-reggae, sambão, samba de enredo ... e os pagodes e seus pagodeiros .

* Falar em igualdade , falar em respeito tudo muito bonito, tudo muito bacana , mas e os gays, lésbicas, bissexuais,travestis e transexuais ? Sim amigo , uma grande tribo, com seus jeitos, trejeitos onde imperam as cores e os brilhos que buscam nas diferenças a luta por verdades. Preferência não é doença , deixemos de ser hipócritas . Estão ai defendendo seus direitos , a ABGLT, AGGLT, a NUNANCES e tantos outros reforçando a auto-estima empunhando a bandeira colorida do arco-íris ¨pode ser igual, pode ser diferente, tenha orgulho de sua preferência , afinal toda união é legal .

Assuma, afinal você é cidadão. Participe de todas as campanhas, de todos os eventos, de todas as paradas , proteste, denuncie e apesar dos narizes torcidos, SEJA FELIZ .


Hoje na aldeia global que vivemos em que a periferia se confunde com o próprio asfalto, em que o morro e os bacanas vivem e convivem, o grito é de igualdade , de fraternidade.

São as tribos de diversas correntes ocupando cada uma seu espaço a dos menos favorecidos canta seu canto de lamento, seu canto de manifestação... e a dos ¨mais favorecidos ¨com seu público próprio.

A IMPERADORES DO SAMBA se une a estes movimentos, a estas tribos e com um enredo com uma cara nova , moderna, sem rancores ou racismos , sem preconceitos , com jeito de povo , escuta este grito e canta a mensagem pela Paz ! Como a periferia quer!.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Feira Do Livro de Alvorada. 2009










19.07.09 - Parada Gay de Alvorada





22/08/2009 - Escola de Samba Deixa Falar






Onde me Encontrar!

Bom Pessoal, estou disponibilizando aqui no meu blog o meu Twitter e o meu Orkut!
Quem quiser entrar em contato é só aparecer por lá.
Beijos e Abraços!


Twitter - http://twitter.com/ViniciusMartin

Orkut - http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=560767031456587503

sábado, 21 de novembro de 2009

Os Normais!


Pois é, fui dormi hoje as 4:30 da manhã porque fiquei vendo ‘’Os Normais’’ no YouTube, sério é o melhor seriado que a Globo já passou. Pena que não passa mais, mas pelo menos posso ver na internet. Depois de rir muito, fui dormi, até porque não tinha mais nada pra fazer....mas fui interrompido pelo meu celular tocando, sim, sempre tem alguém que me liga de madrugada. Dessa vez era o Marcelo, perguntando se eu estava acordado..¬¬°. De fato eu estava acordado, mas com muito sono, apenas falei ‘’ Agora estou acordado’’ mas em fim, depois de dormir até as 10h vim para Ipanema, vou passar mais uma semana aqui e comigo veio a minha prima Alessandra, que veio pra passar só o final de semana. Pelo visto o domingo vai ser morto, não para de chover.... o que a gente mais faz aqui em casa é alugar DVD e pipoca no microonda! Já não agüento mais comer essa porcaria, mas com o tempo assim, só isso que se pode fazer mesmo! O jeito é aproveitar o domingo de chuva e descansar..até porque depois do domingo vem á tão aguardada segunda-feira! =S Beijos e bom Domingo! ^^

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Dayane Moraes - A Nova Voz


Dayane Moraes, em 1992 com apenas 8 anos de idade fundou o grupo Estrelas Jovens, no qual se apresentava em festas e clubes infantis.

Entre 1996 e 2004 participou de grupos vocais e de música pop, como Vibração e Black White, todos com apresentações em Alvorada e Grande Porto Alegre, entre eles alguns concursos como Fama e Caça Talentos do Faustão (alguns cancelados antes de irem ao ar).

Em 2006 participou como solista da primeira versão do Programa Ídolos, onde se classificou até a segunda fase de Porto Alegre ficando entre os 100 melhores cantores entre mais de 2000 candidatos.

Em Novembro de 2007 gravou a música Então Vem versão da música Run It do cantor Chris Brown e Ella versão de Umbrella da cantora Rihanna, as divulgando na internet, onde com grande retorno chegou a Rádio Cidade, (a rádio mais ouvida do Rio Grande do Sul), onde ficou entre as 10 mais pedidas do dia e entre as 20 mais pedidas da semana.

Em 2008 recebeu a homenagem de cantora revelação no estilo Black Music de Marcão Produções com apoio da Tia do Funk.

No You Tube encontrará vídeos de algumas apresentações, divulgações de algumas músicas, alguns contando com participações de grupos como Seguidores e a dupla Sandro Y Dinho.

Contatos:
E-mail para contato: producaodayanemoraes@gmail.com

Fone para contato: (051)84752242

A Importância do Dia da Consciência Negra


A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003 instituiu o Dia da Consciência Negra no calendário como a data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e particulares.
A escolha desta data não foi por acaso: no dia 20 de novembro de 1695, Zumbi, líder do quilombo de Palmares foi morto numa emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, comandada pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Zumbi era um exímio estrategista militar e havia sido educado pelos padres católicos quando foi resgatado ainda recém nascido na primeira tentativa de destruição do Quilombo de Palmares.
Comemorar então, o Dia da Consciência Negra nesta data é uma forma de manter viva em nossa memória as lutas do povo negro e a figura de Zumbi de Palmares, herói do povo no Brasil. Não somente a imagem do líder que Zumbi possuía, mas também sua importância na luta para o fim da escravidão e pela melhoria das condições de vida para o povo no país.
Após muitos anos, ainda no século XIX, a Princesa Isabel, durante uma viagem de seu pai, o Imperador Dom Pedro II resolve assinar a Lei Áurea, libertando definitivamente os escravos no Brasil. Muito tempo se passou e somos forçados a admitir que o preconceito contra o negro ainda é muito grande e que a escravidão infelizmente é uma realidade em várias partes do país.
Será que há o que se comemorar? Essa é uma questão que vale uma reflexão. Se não há o que se comemorar há o que se rememorar e dizer que a luta dos negros por condições dignas de existência deve continuar no Brasil por muitos e muitos anos e essa data serve como um símbolo para que reflitamos sobre a questão senão todos os dias, pelo menos no 20 de novembro.

Primeira Postagem!


Como sou dançarino, não poderia deixar de falar sobre a Dança. Sei que é a primeira postagem de muitas que vou colocar, mas quero passar pra vocês um pouco do que eu sinto quando estou dançando. A dança é a Arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própia. Se você nunca dançou, não sabe o que está perdendo.... mesmo se não souber, mexa seu corpo, balance os braços, saia pulando, tente entrar no ritmo e no clima, contanto que você dance o que você goste de ouvir. Não importa se for dançar Calsinha Preta, Calypso, Bonde disso ou Bonde daquilo, o negócio dançar muito e ser Feliz. ''vale até o Créééu na velocidade 10 hehehe''. Bom era isso! Abraço a todos!